Vocês já ouviram falar em grafite azul?!
Durante o período em que trabalhei em parceria com a Gráfica Paulo's para imprimir os fanzines do Bandeirinha, tive contato com um dos artistas gráficos que me ajudou bastante com alguns probleminhas na configuração da capa e das páginas para a impressão final.
Em meio às conversas, este cara me presenteou com um tubinho de grafite azul 0,5.
Originalmente o lápis azul tinha uma razão primária nos quadrinhos e na animação. Um azul em especial, chamado de non-photo blue (“azul não fotográfico”, ou “não fotografável” ou ainda “não reproduzível” – mas vamos manter o nome em inglês) não era reproduzido pelos equipamentos antigos. Um artista poderia desenhar uma página em azul e fazer a arte-final a nanquim. Quando essa página era reproduzida pelas fotocopiadoras, as linhas azuis desapareciam. Atualmente os scanners captam (mal, mas conseguem) esses azuis, mas os traços que ficam podem ser facilmente separados do preto nos softwares gráficos. Sendo assim, sua função original permanece basicamente a mesma.
Para saber mais, aconselho este ótimo site: http://www.ideafixa.com/o-lapis-azul-e-seu-uso-na-ilustracao/
See ya!!
Durante o período em que trabalhei em parceria com a Gráfica Paulo's para imprimir os fanzines do Bandeirinha, tive contato com um dos artistas gráficos que me ajudou bastante com alguns probleminhas na configuração da capa e das páginas para a impressão final.
Em meio às conversas, este cara me presenteou com um tubinho de grafite azul 0,5.
Originalmente o lápis azul tinha uma razão primária nos quadrinhos e na animação. Um azul em especial, chamado de non-photo blue (“azul não fotográfico”, ou “não fotografável” ou ainda “não reproduzível” – mas vamos manter o nome em inglês) não era reproduzido pelos equipamentos antigos. Um artista poderia desenhar uma página em azul e fazer a arte-final a nanquim. Quando essa página era reproduzida pelas fotocopiadoras, as linhas azuis desapareciam. Atualmente os scanners captam (mal, mas conseguem) esses azuis, mas os traços que ficam podem ser facilmente separados do preto nos softwares gráficos. Sendo assim, sua função original permanece basicamente a mesma.
Para saber mais, aconselho este ótimo site: http://www.ideafixa.com/o-lapis-azul-e-seu-uso-na-ilustracao/
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