Chroma - Arte e Natureza

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Forum destinado ao Projeto Chroma. Para mais detalhes, visite: www.projetochroma.net.br


2 participantes

    Educação renovada em Cotia

    avatar
    José Lúcio de Barros


    Mensagens : 38
    Data de inscrição : 17/06/2012

     Educação renovada em Cotia Empty Educação renovada em Cotia

    Mensagem  José Lúcio de Barros Dom Nov 18, 2012 1:12 pm

    Uma escola em Cotia, na Grande São Paulo, denominada Âncora, inaugurada neste ano, apresenta aos pais e alunos uma proposta que risca a visão autoritária de ensino. O Âncora tem uma fila de espera de 400 alunos e não tem séries, turma, aulas expositivas, provas e principalmente não divide os alunos por idade, o que dá a oportunidade para os mais velhos auxiliarem os mais novos e assumirem responsabilidades dentro do ambiente escolar. Alunos enfileirados e guiados por uma grade curricular imposta a eles não existe.Os discentes são divididos em grupos e percebe-se a evolução de cada um pelo interesse em busca de informações e conhecimentos. Ir à escola passa a ser uma atividade prazerosa porque os alunos estão motivados para aprender e não precisam provar nada a ninguém. Métodos ultrapassados de ensino levam as crianças a perder todo o interesse pelas aulas. Não basta ensinar a ler, é preciso ensinar a gostar de ler. E as crianças querem e gostam de aprender.Elas só precisam de materiais adequados e vivências gratificantes.Uma escola que nos anima por propiciar a todos que estão envolvidos nela a disciplina,a responsabilidade, o espírito de colaboração e a liberdade.
    avatar
    Alexandre Garcia da Silva


    Mensagens : 102
    Data de inscrição : 17/05/2012
    Idade : 48
    Localização : Poá/SP (ou Piápolis, se preferirem)

     Educação renovada em Cotia Empty Re: Educação renovada em Cotia

    Mensagem  Alexandre Garcia da Silva Sex Nov 30, 2012 2:25 am

    Uma das coisas que muito me frustram no ensino atual (quando digo "atual" refiro-me a um fenômeno que vem desde gerações anteriores à minha) é seu espírito puramente pragmático. Prepara-se o sujeito para ser médico, engenheiro, advogado, mecânico, secretária... por outro lado, estuda-se para se passar no ENEM, no vestibular, no concurso público, no exame da OAB...
    O saber ficou reduzido a uma simples ferramenta!
    Cada vez menos pessoas adquirem conhecimento para transformar a si mesmas e, com isso, ajudar a transformar o mundo. Ao contrário, apreende-se tão somente o que "dá dinheiro", o que garante uma carreira de sucesso...
    De uns tempos para cá a Pedagogia tem sido uma ciência que tem me atraído a atenção cada vez mais. Mais cedo ou mais tarde essa atenção se converterá em dedicação.
    Lucio, se souber de mais alguma coisa dessa escola revolucionária, ou de alguma outra experiência pedagógica revolucionária, por favor, nos informe.

      Data/hora atual: Dom maio 19, 2024 5:25 am